Medicina Preventiva e Funcional
Cada ser humano é totalmente distinto de qualquer outro. Esta individualidade inalienável que nos acompanha toda a vida deve merecer da medicina um tratamento em conformidade. Isto significa que tratar ou prevenir a doença promovendo a saúde tem que ser um acto customizado para o indivíduo. O tratamento prescrito para duas pessoas diferentes que sofrem da mesma patologia pode e deve ser diferente tendo em consideração as características diversas de cada uma.
Na medicina personalizada há que, à partida, traçar um diagnóstico preciso e abrangente, com o recurso a análises clínicas mais extensas, ao apuramento de uma história clínica mais detalhada e, eventualmente, à análise do perfil genético da pessoa.
Com o correto conhecimento de cada indivíduo poder-se-á com maior eficácia definir uma abordagem mais individualizada e precisa, o que poderá incluir estratégias nutricionais customizadas, alterações do estilo de vida dirigidas às especificidades de cada pessoa e tratamentos médicos personalizados.