Medicina interna

Ao contrário da maioria das especialidades, que se definem por se dedicarem a um determinado órgão ou sistema (ex: cardiologia, endocrinologia) ou a um determinado tipo de doenças doenças (Ex: oncologia), a Medicina Interna, especialidade hospitalar, define-se como uma especialidade mais de doentes do que de doenças. Ou seja, o internista é um médico que dedica a sua atenção à pessoa como um todo e que se distingue por ser o perito na abordagem clínica exaustiva de cada doente. Daí decorre que seja um médico particularmente apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, com doenças que afectam vários órgãos ou sistemas, assim como com pessoas com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico.

Perante um doente com vários problemas clínicos (por exemplo, cardíacos, pulmonares, renais, cerebrais e metabólicos), mais do que o somatório entre cardiologista, pneumologista, nefrologista, neurologista e endocrinologista, o internista é o médico do doente, que compreende todos esses problemas e a sua inter-relação e que está em melhores condições de ver o todo, de definir prioridades e de, em conjunto com o doente, definir o plano de actuação mais adequado e mais eficiente.

Se quiser abordar a sua saúde de uma forma integrada e personalizada, marque aqui a sua consulta ou peça esclarecimentos para o email geral@blueberryclinic.pt

Marcar Consulta:

Dra. Isabel Azevedo

- Médica especialista de Medicina Interna com mais de trinta anos de experiência
- Ascendeu ao topo da carreira hospitalar, tendo obtido o grau de Chefe de Serviço
- Fundou e desenvolveu a consulta de Risco cardiovascular a nível hospitalar
- Sócia fundadora do GEMAE (Grupo de Estudos de Medicina Anti-Envelhecimento)
- Membro da SENMO/SESAP (Sociedade Espanhola de Nutrição e Medicina Ortomolecular/Sociedade Espanhola de Saúde de precisão)
- Membro de várias sociedades científicas (SPMI, SPA, EAS, ISA, Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos)

© Copyright BlueBerry Clinic