Translate This Page

Medicina Geriátrica

A Medicina Geriátrica ou Geriatria é o ramo da medicina que se dedica ao indivíduo com idade avançada (geralmente idade superior a 60 anos).
Foca-se na prevenção e no tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas.
O processo de envelhecimento determina em todo o indivíduo, embora com intensidade variável, algum défice físico, mental e funcional. Tendo em consideração que o processo de envelhecimento pode ser beneficiado por um estilo de vida saudável, relembramos que nunca é tarde para adoptar estilos de vida que promovam um envelhecimento com maior qualidade de vida e menos doenças.
Na Blueberry Clinic a Geriatria pode ter uma abordagem preventiva em que o médico contribui para que o utente desenvolva hábitos de saúde saudáveis que permitam uma melhor transição da vida adulta para uma idade mais avançada. Por outro lado, também acompanha o utente que já se encontra num processo de senescência e de declínio funcional, podendo ter um papel na recuperação de função e igualmente preventivo. A abordagem é holística e adaptada ao doente e às suas doenças pré-existentes, no sentido de prevenir e tratar as doenças atuais e eventuais sequelas. O acompanhamento médico efetuado na consulta de Geriatria visa definir, em conjunto com o doente e a sua família, um plano de cuidados adaptado ao indivíduo.

Se tem mais de 60 anos e deseja ter um acompanhamento especializado e adaptado à sua situação clínica marque aqui a sua consulta.

Dr.ª Diana Tomaz

Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a Especialidade de Medicina Geral e Familiar

Pós-graduação em Medicina do Viajante pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Assistente de Medicina Geral e Familiar no ACeS de Lisboa Central desde Outubro de 2014