Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular

As doenças cardiovasculares (DCV) são a primeira causa de morte em Portugal e uma das causas mais frequentes de internamento, deixando muitas vezes sequelas incapacitantes para o resto da vida. As DCV afectam os vasos sanguíneos do coração, cérebro, rins e outros órgãos. As mais conhecidas são o Acidente Vascular Cerebral e o Infarto do Miocárdio. Quase todas são provocadas por aterosclerose (depósito de placas de gordura e cálcio no interior dos vasos sanguíneos e artérias) o que dificulta ou impede a circulação do sangue. As referidas doenças podem ser sintomáticas, dando queixas, ou podem evoluir de uma forma silenciosa, sem sintomas até surgir o evento, que poderá ser fatal.

Como prevenir as DCV? Elas podem ser prevenidas controlando os factores de risco que contribuem para o seu aparecimento/desenvolvimento. Estes factores potenciam-se entre si.Os factores de risco mais conhecidos são: Hipertensão, colesterol elevado, diabetes, excesso de peso, tabagismo, sedentarismo e história familiar de DCV. Actualmente foram identificados outros factores/marcadores de risco que também são importantes.

Objectivo da consulta de Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular: Avaliação do risco global individual e detectar se já houve consequências, silenciosas ou não, a nível do organismo. Para alcançar o referido objectivo é efectuada uma história clínica com enfase na área cardiovascular e posteriormente são requisitados exames laboratoriais e outros exames adequados à pessoa/doente em questão. Assim é realizada uma investigação exaustiva com o auxílio dos meios complementares avançados, actualmente ao nosso dispor. Por último, é proposto um plano de ação que é explicado e combinado com o doente, com a finalidade de prevenir ou minimizar o risco cardiovascular do indivíduo em questão.

Marcar Consulta:

Dra. Isabel Azevedo

- Médica especialista de Medicina Interna com mais de trinta anos de experiência
- Ascendeu ao topo da carreira hospitalar, tendo obtido o grau de Chefe de Serviço
- Fundou e desenvolveu a consulta de Risco cardiovascular a nível hospitalar
- Sócia fundadora do GEMAE (Grupo de Estudos de Medicina Anti-Envelhecimento)
- Membro da SENMO/SESAP (Sociedade Espanhola de Nutrição e Medicina Ortomolecular/Sociedade Espanhola de Saúde de precisão)
- Membro de várias sociedades científicas (SPMI, SPA, EAS, ISA, Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos)

© Copyright BlueBerry Clinic